top of page
Foto do escritorCDO

Sintomas da laringite: fique atento!

Atualizado: 28 de jun. de 2022

Se você está com rouquidão e dificuldade para engolir, saiba que o problema pode ser mais grave do que uma simples dor de garganta. Esses também são típicos sintomas da laringite, uma doença que ataca a laringe e pode causar graves infecções e até mesmo provocar tumores nas cordas vocais se não tratada adequadamente.


A laringe é uma estrutura cilíndrica localizada entre a faringe e a traqueia, exercendo função respiratória e impedindo a entrada de partículas estranhas no sistema respiratório. Abriga, ainda, as cordas vocais e também possui função fonatória, uma vez que permite a emissão de sons por meio da modulação da passagem de ar. Entretanto, quando ela sofre alterações de agentes externos, o paciente pode desenvolver laringite. Para entender melhor o que é, quais são suas principais causas, sintomas e tratamentos da laringite, continue a leitura!

O que é laringite?

A laringite é uma inflamação da laringe. Na maioria dos casos, o problema é causado por infecções virais, mas algumas bactérias também podem ser responsáveis por causar a laringite. Normalmente, a doença não traz complicações mais graves e pode ser curada rapidamente, desde que se faça acompanhamento com um profissional de saúde. Basicamente, existem dois tipos de laringite: a aguda e a crônica. A laringite aguda é o tipo mais comum e costuma ser decorrente de infecções virais respiratórias, possuindo duração de menos de uma semana. Já a laringite crônica se estende por semanas e necessita de um cuidado maior, já que pode progredir e provocar complicações mais graves nas cordas vocais.

Quais são as causas da laringite?

Como já citamos, uma das principais causas da laringite são infecções virais que acometem as vias respiratórias do paciente, mas nem sempre essa é a causa do problema. A laringite também pode ser causada por:

  • uso excessivo da voz;

  • tabagismo;

  • sinusite crônica;

  • refluxo gastroesofágico;

  • infecções bacterianas;

  • reações alérgicas;

  • consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Quais são os sintomas da laringite?

Os sintomas da laringite variam de acordo com a causa e gravidade da infecção e podem ser facilmente confundidos com sinais de gripes e resfriados. Dentre os principais sintomas do problema, podemos citar:

  • rouquidão;

  • alterações na voz;

  • tosse seca;

  • dor de garganta;

  • dor ao engolir;

  • febre;

  • sensação de caroço no pescoço;

  • dificuldade para respirar, sobretudo em crianças.

Diagnóstico e tratamento

Apesar de apresentar sinais que podem ser confundidos com outras doenças, o diagnóstico da laringite é realizado com base nos sintomas relatados pelo paciente e um exame físico para verificar se há caroço ou inchaço na região da garganta. Exames de imagem, como laringoscopia e radiografia, também podem ser solicitados para garantir um diagnóstico mais preciso. O tratamento para a doença é individualizado e varia de acordo com os sintomas da laringite que o paciente irá apresentar. Contudo, alguns cuidados são essenciais em todos os casos, como evitar falar muito, beber bastante líquido e utilizar umidificadores de ambiente. Na maioria das vezes, os sintomas da laringite desaparecem espontaneamente após uma semana. Em casos mais graves, o médico responsável pode recomendar o uso de medicamentos específicos para combater o problema. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e mande sua pergunta. Para continuar acompanhando mais dicas e conteúdos como este, não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram. Até a próxima!


Material escrito por: Dr. Guilherme Webster - Otorrinolaringologista - CRM 15905 / RQE 11880 Dr. Guilherme Webster é formado em Medicina pela UFSC e realizou a residência médica em otorrinolaringologia pelo Hospital do Servidor Municipal de São Paulo. Seus principais interesses são o tratamento clínico e cirúrgico em rinologia, otoneurologia, otoplastia, atendimento pediátrico e distúrbios de deglutição.

26.860 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, auto-tratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

Política de Privacidade

Orgulhosamente criado por @belacamargo.studio

Diretor Técnico Médico
Dr. André Maranhão

CRM 17577/RQE 9569

bottom of page