Resultados da rinoplastia: posso escolher o formato do meu nariz?

resultados-da-rinoplastia-posso-escolher-o-formato-do-meu-nariz

Por: - CRM 11052 / RQE 7503
Publicado em 06/04/2020 - Atualizado 28/04/2020

Resultados da rinoplastia: posso escolher o formato do meu nariz?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a rinoplastia é a quarta cirurgia mais realizada no Brasil. Apesar de ser comum, o procedimento ainda gera muitas dúvidas em pacientes que desejam mudar a aparência do nariz, sobretudo no que diz respeito aos resultados da rinoplastia.

Ouça este conteúdo:

 

Não é raro que pacientes cheguem à clínica com fotos do nariz de celebridades ou amigos e peçam para que o seu fique exatamente daquele jeito. Contudo, para garantir que os resultados da rinoplastia sejam satisfatórios, o profissional deve analisar outros fatores que vão muito além do desejo do paciente.

Neste artigo, vamos te ajuda a entender os fatores que precisam ser considerados para a cirurgia e o que esperar dos resultados da rinoplastia. Vamos lá?

Como é definido o formato do nariz?

O desejo do paciente sempre será considerado para a realização da rinoplastia, mas é preciso ter em mente que nem sempre um nariz que fica perfeito em uma pessoa também ficará em você. Na grande maioria dos casos, se a cirurgia for baseada em fotos de outras pessoas, o paciente corre o risco de ficar com o nariz desproporcional ao rosto e com uma face sem nenhuma harmonia.

Para garantir resultados satisfatórios, o cirurgião deve considerar a naturalidade e particularidades do rosto de cada paciente. É por isso que, durante o pré-operatório, o profissional realiza um estudo detalhado do seu nariz para definir a proporção e o formato final de acordo com suas características faciais. 

A qualidade e o tipo da pele do nariz também são fatores que interferem nos resultados da rinoplastia. As peles mais grossas, por exemplo, exigem maior habilidade do cirurgião, uma vez que possuem capacidade reduzida de contração, sobretudo na ponta nasal. Já as peles mais finas possuem maior capacidade de contração e favorecem as cirurgias que necessitam de grande diminuição da ponta do nariz

A importância da simulação computadorizada

A simulação computadorizada tem sido amplamente utilizada no pré-operatório de cirurgias estéticas. A técnica faz o uso de fotografias digitais para visualizar possíveis resultados de como ficaria o nariz do paciente após o procedimento cirúrgico.

Trata-se de uma forma de planejar as técnicas cirúrgicas e as alterações na aparência do nariz para alinhar o resultado da rinoplastia com as expectativas do paciente. O plano cirúrgico é realizado individualmente para criar um rosto harmônico e evitar resultados com um nariz padrão.

No entanto, é importante ressaltar que a simulação computadorizada não é garantia de que o resultado mostrado na tela de um computador seja fidedigno ao resultado. Tudo irá depender da habilidade do cirurgião para criar o melhor resultado possível.

O passo a passo antes da realização da cirurgia

A rinoplastia, assim como qualquer outra cirurgia plástica, é um procedimento que exige muito planejamento antes de ser realizada. Além de encontrar o melhor profissional para realizar a operação, o paciente ainda deve ter outros cuidados importantes no pré-operatório. Confira quais são eles!

Alinhe suas expectativas

Como você viu acima, não é possível escolher exatamente o formato do seu nariz após o procedimento. Por isso, é fundamental alinhar suas expectativas com o cirurgião para garantir que os resultados da rinoplastia sejam satisfatórios e estejam dentro da realidade. Assim, você evita possíveis frustrações futuras!

Realize os exames pré-operatórios

Pacientes que vão se submeter a uma cirurgia de rinoplastia precisam estar com a saúde em dia para evitar complicações durante e após a operação. Para atestar se você pode realizar o procedimento, o cirurgião irá pedir uma série de exames pré-operatórios. É importante que você realize todos eles e entregue os resultados para o profissional.

Preparando-se para a cirurgia

Com nenhum impedimento médico, é hora de se preparar para a cirurgia. Nas duas semanas que antecedem o procedimento, é recomendado evitar medicamentos que contenham aspirina ou ibuprofeno, já que podem estimular sangramentos nasais. Também é recomendado evitar o uso de ervas e suplementos naturais devido ao risco de complicações durante e após a operação. No dia da cirurgia, é necessário fazer jejum absoluto de 8 horas.

Ficou com alguma dúvida sobre a rinoplastia? Entre em contato conosco que  em breve iremos lhe responder. Aproveite para nos seguir no Facebook e Instagram para ficar por dentro de nossas novidades!

Material escrito por:
- CRM 11052 / RQE 7503

O Dr. Juliano Colonetti é formado em medicina pela Universidade Católica de Pelotas e especialista em Otorrinolaringologia pela Aborlccf. Fez estágios e especializações em Rinologia, Cirurgia Endoscópica Endonasal e Cirurgia de Base de Crânio na Austrália e Itália. Seus principais interesses são a cirurgia de base de crânio, rinologia e rinoplastia.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.