Para quê
A audição é um importante sentido humano, responsável por colaborar, sobretudo, com o desenvolvimento da fala, aprendizado e convívio social. Mais do que apenas ouvir, nós precisamos processar as informações sonoras, para que haja uma compreensão clara da mensagem. Caso haja alterações, o paciente corre o risco de apresentar problemas que podem afetar drasticamente sua qualidade de vida. Por isso, exames específicos, como o Processamento Auditivo Central, são de fundamental importância para assegurar a eficiência auditiva.
O que é o exame de Processamento Auditivo Central?
O exame de Processamento Auditivo Central avalia o que acontece com a informação sonora depois que ela chega ao cérebro. Trata-se de um procedimento mais completo do que os exames audiométricos comuns, já que é capaz de diferenciar a perda de audição da alteração do processamento auditivo central.
Para quem é indicado?
De maneira geral, o exame é indicado para pacientes que ouvem mas não compreendem o que foi dito. O exame pode ser realizado por adultos que apresentam sinais de problemas auditivos. Mas a principal indicação é para crianças em idade escolar, principalmente para aquelas que:
demoram em compreender o que foi dito;
têm dificuldade de concentração;
solicitam repetição frequente da informação;
apresentam desatenção e distração;
têm dificuldade para ler ou escrever;
trocam letras na fala ou escrita;
sofrem com déficit de atenção.
Como é feito o Processamento Auditivo Central?
O primeiro passo para o exame de Processamento Auditivo Central é uma conversa do médico com os pais ou com o próprio paciente (no caso de adultos). O intuito é obter informações gerais sobre desenvolvimento, comportamento e aprendizado, que possam dar indícios de que há alguma alteração no processamento auditivo.
O exame, em si, é realizado em uma cabine acústica, com audiômetro de 2 canais e com testes padronizados para cada faixa etária. Eles irão avaliar diferentes habilidades auditivas, como localizar o som, focar a atenção em um som e ignorar outros, discriminar um som do outro, memorizar sons sequenciais, dentre outras medidas.
O procedimento é totalmente indolor, mas precisa da colaboração da criança para que seja realizado com sucesso. Geralmente, dura cerca de 60 a 90 minutos de duração. Para realizar o exame é desejável que tenha em mãos a audiometria atualizada.
Resultados e Tratamentos
O resultado sai logo após a realização do exame. O médico utiliza um relatório detalhado do desempenho de cada teste para apontar quais habilidades auditivas o paciente apresenta maior dificuldade.
Com o resultado em mãos, o profissional indica o melhor treinamento auditivo que, geralmente, consiste em trabalho terapêutico para que a criança possa ouvir e entender com perfeição. Em alguns casos, pode ser necessário um acompanhamento multidisciplinar, para proporcionar o correto aprendizado e desenvolvimento da criança.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco. Será um prazer lhe ajudar!
Duração
60 a 90 minutos
Cuidados
Para realizar o exame é desejável que tenha em mãos: audiometria atualizada. Usar as medicações que está habituado. Este exame costuma ser feito a partir dos 6 anos de idade.
Comments