A cirurgia de implante coclear é um procedimento moderno que visa devolver a capacidade auditiva de pessoas que tiveram perda profunda ou severa da audição.
Também conhecido como ouvido biônico, o implante coclear é um aparelho que, ao ser inserido dentro da cóclea, substitui as funções das células do ouvido interno.
Além de melhorar significativamente os níveis de audição, a realização da cirurgia de implante coclear contribui para o desenvolvimento da fala, para a comunicação e, ainda, melhora a autoestima e confiança dos pacientes.
Nesse artigo, você vai conhecer mais sobre o procedimento e o equipamento em si, e quando ele é realmente recomendado. Boa leitura!
O que é implante coclear
O implante coclear é um dispositivo eletrônico altamente tecnológico que tem a capacidade de estimular o nervo auditivo. Com isso, recria as sensações sonoras, permitindo que o paciente volte a ouvir e se comunicar adequadamente.
O implante possui duas partes:
unidade externa: composto por processador da fala, antena transmissora e microfone, é a parte do implante que fica visível. É aqui que os sons do ambiente são processados, transmitidos e codificados para a unidade interna;
unidade interna: trata-se da parte que é implantada dentro do ouvido. Ela possui um receptor e um feixe de eletrodos que são posicionados na parte interna da cóclea. Quando os sinais chegam aqui, há o estímulo das fibras do nervo auditivo, enviando a mensagem para o cérebro e, consequentemente levando ao entendimento do som.
Quando é indicada a cirurgia de implante coclear
De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, a realização do procedimento é recomendada principalmente quando a pessoa apresenta perda auditiva neurossensorial severa ou profunda bilateral.
Além disso, é importante que o paciente não tenha apresentado melhoras após o uso de aparelhos de amplificação sonora individual.
Esses fatores são avaliados independentemente da idade. Ou seja, é possível realizar o procedimento antes mesmo de 1 ano de idade. Isso porque, quanto mais precoce o aparelho for implantado, melhores serão os resultados e menores serão as consequências no desenvolvimento da fala.
Como é realizado o procedimento
Na cirurgia de implante coclear, é realizado uma incisão de aproximadamente 4 centímetros na região atrás da orelha. O osso da mastóide é aberto seguido da abertura da cóclea, onde são inseridos os eletrodos. Em seguida, é realizada a fixação da unidade interna. Após essa fase, são realizados pontos para fechar a camada muscular e a pele.
Nas primeiras 24 horas, recomenda-se que o paciente fique com um curativo compressivo no local.
O procedimento costuma demorar, em média, 2 horas, é realizada sob anestesia geral e a pessoa tem alta no dia seguinte. Além disso, o implante costuma ser ativado cerca de 30 dias após a cirurgia. Isso quando a pessoa já se recuperou e teve os pontos retirados.
Dependendo do grau de perda auditiva, pode ser necessário que a pessoa tenha acompanhamento de um fonoaudiólogo para “aprender” a ouvir e se habituar com a nova tecnologia.
Lembre-se que somente um otorrinolaringologista pode avaliar a necessidade ou não de realizar esse procedimento.
Comments