As próteses auditivas ancoradas no osso (PAAO) são uma excelente solução para muitos pacientes com perda auditiva do tipo condutiva ou mista ou para aqueles pacientes com surdez unilateral (surdos de um dos ouvidos).
Trata-se de um pequeno implante de titânio fixado cirurgicamente no osso temporal (atrás da orelha) onde será fixado o processador de som – dispositivo que entrega o som diretamente para cóclea (nosso órgão da audição).
A grande vantagem dessas próteses é que pode-se testá-las antes da realização da cirurgia, através de dispositivos que oferecemos em nossa clínica.
Principais indicações para realização de cirurgia:
Perda auditiva condutiva ou mista ou neurossensorial, quando a pessoa não se adapta ao aparelho auditivo convencional (por causas anatômicas, infecciosas, cirurgias prévias, entre outras);
Surdez unilateral, pessoas que não escutam de um dos ouvidos.
Local de realização: Realizada em centro cirúrgico.
Como é realizada: Incisão (corte): um pequeno corte atrás e acima da orelha, na região do couro cabeludo, de aproximadamente 4 cm. A cirurgia tem duração de 30 minutos, em média. Pontos: ficam escondidos pelo cabelo e são retirados em 10 dias. Curativos: é colocada uma faixa ao redor da cabeça, que é removida em 3 dias. Alta hospitalar: em geral, no dia seguinte à cirurgia.
Perguntas frequentes: A cirurgia pode ser realizada em crianças? Sim. A partir dos 5 anos de idade, quando a espessura da calota craniana já se encontra adequada para receber o implante.
Quanto tempo após a cirurgia, o processador pode ser ativado? Em adultos em torno de 6 semanas após a cirurgia e em crianças em torno de 3 meses. Esse período é necessário para ocorrer a osteointegração, isto é, a adequada fixação do implante de titânio no osso.
Após a ativação do processador eu já começo a escutar normalmente? Sim. O processador é capaz de entregar de imediato para cóclea um som de excelente qualidade. Obviamente a depender do tipo de perda auditiva pode haver um período de adaptação com a nova informação sonora.
Anestesia
Local ou geral
Pós procedimento
Dor: em geral a dor é de pequena intensidade, controlada com analgésicos simples.
Cuidados locais: evitar traumas no local.
Afastamento do trabalho: em geral, entre 3 e 5 dias
Atividade física: em geral, 4 semanas.
Comentários