top of page
Foto do escritorCDO

Adenoidectomia

A adenoidectomia é o procedimento realizado para a remoção da adenoide. Pode ser realizada como procedimento isolado, ou combinada a outros procedimentos como a retirada das amígdalas (amigdalectomia), a cauterização de cornetos ou a colocação de tubos de ventilação. Principais indicações para realização de cirurgia: As principais situações em que está indicada a realização da adenoidectomia são:

  • Obstrução nasal: quando a adenoide é tão grande ao ponto de prejudicar a respiração pelo nariz.

  • “Catarro no ouvido”: em casos onde a adenoide prejudica a ventilação do ouvido e causa o acúmulo de catarro, prejudicando a audição.

  • Sinusites de repetição: especialmente em crianças, a adenoide pode ser a causa de episódios recorrentes de sinusite aguda.

Local de realização: A cirurgia da adenoide é realizada em centro cirúrgico. Como é realizada: A cirurgia é realizada através da cavidade oral, sem a necessidade de cortes ou incisões externas. Através do espaço da boca e da garganta, o cirurgião realiza a retirada da adenoide. Basicamente há dois métodos:

  • uso de instrumentos tradicionais, como curetas;

  • uso da radiofrequência (coblation).

Em casos selecionados, pode ser necessária a realização do procedimento através do nariz, com o auxílio de equipamento de vídeo e microdebridador. Perguntas frequentes: A partir de qual idade pode ser realizada a cirurgia? Não existe uma idade mínima para a realização da cirurgia. Entretanto, a maioria das crianças são operadas a partir dos dois anos de idade. A adenóide pode voltar a crescer após a realização da cirurgia? Sim, embora isto não seja freqüente.

Anestesia Geral (sob os cuidados de médico anestesiologista).


Pós procedimento

  • Dieta fria por alguns dias.

  • Repouso relativo (afastamento das atividades escolares, especialmente atividade física) por 1 semana.

543 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, auto-tratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

Política de Privacidade

Orgulhosamente criado por @belacamargo.studio

Diretor Técnico Médico
Dr. André Maranhão

CRM 17577/RQE 9569

bottom of page