Stacks Image 35
Tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre um problema de saúde da área de Otorrinolaringologia? Acesse conteúdo de qualidade preparado por nossos profissionais.
Stacks Image 42
Conheça as cirurgias realizadas pela equipe do CDO. Aqui você também encontra informações detalhadas sobre cada procedimento, orientações, ilustrações e vídeos.
Stacks Image 49
O CDO dispõe de uma grande variedade de exames complementares. Tudo para ajudar no seu diagnóstico e melhorar a sua vida.
Colocação de Tubo de Ventilação em Ouvidos ("Dreno"):


Definições importantes:

  • Consiste na colocação de um tubo de ventilação na membrana do tímpano, com o objetivo de proporcionar uma ventilação adequada do ouvido.
  • Existem vários modelos de tubos de ventilação, de materiais e formatos diferentes. A diferença básica entre eles é o tempo que permanecerão no ouvido do paciente.
  • O tubo de ventilação mais usado permanece em média 6 meses. Após este período, ele é "expulso" pelo ouvido para a região do conduto auditivo externo, quando é retirado pelo médico (em geral, no próprio consultório).

Principais indicações para realização de cirurgia:

As principais situações em que está indicada a realização da colocação dos tubos de ventilação são:
  • Presença de "catarro" no ouvido que não melhora com o tratamento convencional.
  • Infecções recorrentes do ouvido (otite média aguda de repetição).

Local de realização:

Em centro cirúrgico ou no consultório médico.

Tipo de anestesia:
Em crianças: anestesia geral ou sedação (dependendo de fatores como idade do paciente, necessidade da realização de outros procedimentos ao mesmo tempo).
Em adultos: pode ser realizada sob anestesia local em consultório ou sob sedação.

Como é realizada:
A cirurgia é realizada através do próprio canal do ouvido (conduto auditivo externo).
Com o auxílio de um microscópio, o cirurgião faz um pequeno orifício na membrana do tímpano e, então, "encaixa" o tubo de ventilação neste espaço.

Cuidados e recuperação:
O cuidado mais importante é não deixar que água entre no ouvido enquanto o tubo permanecer na sua posição, pois este fato pode causar inflamação do ouvido e o começará a produzir pus.
Por isso, é importante o cuidado durante os banhos e atividades aquáticas são contra-indicadas.