Stacks Image 816
Tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre um problema de saúde da área de Otorrinolaringologia? Acesse conteúdo de qualidade preparado por nossos profissionais.
Stacks Image 817
Conheça as cirurgias realizadas pela equipe do CDO. Aqui você também encontra informações detalhadas sobre cada procedimento, orientações, ilustrações e vídeos.
Stacks Image 818
O CDO dispõe de uma grande variedade de exames complementares. Tudo para ajudar no seu diagnóstico e melhorar a sua vida.
Cauterização de Conchas (ou Cornetos) Nasais


Definição:

A cauterização das conchas nasais consiste na aplicação de algum tipo de energia (monopolar, bipolar, radiofreqüência) com o objetivo de reduzir o tamanho das conchas (cornetos) nasais e melhorar a respiração pelo nariz.
Pode ser realizada como procedimento isolado, mas normalmente está combinada a outros procedimentos como a retirada da adenóide, das amígdalas e a colocação de tubos de ventilação.

Principais indicações para realização da cirurgia:
A principal situação em que está indicada a realização da cauterização é a obstrução nasal (nariz entupido) causada pelo tamanho exagerado das conchas nasais.
Em geral, esta situação ocorre nos casos mais graves de rinite alérgica (e que não responderam bem ao tratamento com medicamentos) e nos casos de rinite medicamentosa (abuso e dependência de descongestionantes nasais).

Local de realização:

A cirurgia é realizada em centro cirúrgico (quando necessária anestesia geral) ou na própria clínica (com anestesia local, apenas com o uso de radiofreqüência - ver turbinoplastia por radiofreqüência).

Tipo de anestesia:
Geral (sob os cuidados de médico anestesiologista).
Local (para pacientes adultos, que não tenham indicação de realização de outros procedimentos nasais simultaneamente).

Como é realizada:
A cirurgia é realizada através da própria narina, sem a necessidade de cortes ou incisões externas.
O cirurgião introduz uma pequena agulha no interior da concha inferior e aciona, por alguns segundos, o dispositivo que aplicará a energia sobre aquele tecido, fazendo com que este reduza de tamanho.

Cuidados e recuperação:
Repouso relativo por 24 a 48 horas.
Higiene nasal com solução fisiológica.